08/09/2010

Crianças: Criando uma Mente Saudável


Crianças: Criando uma Mente Saudável


1.  A Criança e a Autoestima
Criatividade não significa estar apto a repetir, a imitar, a decorar pantomimas para depois praticá-las como se fossem habilidades. Podemos ter idéias, mas isso na verdade reflete apenas uma diferente forma de se ver algo já existente.
2.  Aprendendo a Pensar
Será que você já parou para se perguntar porquê pensa? A capacidade de pensar, todo ser humano possui como potencial, e isso não depende de suas vontades, ou de aprendizado algum. Já para se construir um pensamento, esse mesmo ser humano, precisa de informações, precisa de experiência, necessita da lembrança das suas memórias...
3.  A Criança e a Disciplina
Não podemos pensar como uma criança, nosso condicionamento já nos fez esquecer disso. Podemos estudar seus comportamentos, seu modo de pensar não. Estudar seus comportamentos não é a mesma coisa que saber como pensam, apesar de acharmos que sim.
4.  O Educador e a Educação
Vejam quantos anos e rigor se exige para que um advogado, engenheiro, ou outro profissional qualquer, seja autorizado a exercer sua função. No entanto, para se exercer a função de pai, falamos do casal, que deveria ser o mais importante papel dentro de uma sociedade criativa, sensata, justa, nenhum pré-requisito é exigido.
5.  A Criança e a Vocação
A juventude é a melhor época para se investigar, questionar qualquer coisa. Uma mente adulta não possui esse interesse, está na maioria das vezes já cristalizada, morta, já se tornou embrutecida, opaca, e nada disso, nada que signifique mudança, é mais do seu interesse.
6.  A Criança e a Timidez
A timidez também se aprende, ela não nasce como parte integrante do ser. A criança tímida aprendeu a ser assim. Trata-se de mais um comportamento pré-fabricado, dentre tantos que existem para rotular os indivíduos, lhes dar identidade.
7.  A Criança e os Hábitos - Parte 1
A criança aprende através da imitação, isto quer dizer que, vendo o exemplo dos outros, sejam hábitos ou gestos simples como pegar e segurar objetos, ela acabará por se tornar um "hábil" qualquer coisa.
8.  A Criança e os Hábitos - Parte 2
Uma criança não aprende um vício sem uma fonte de referência, um modelo que lhe sirva de orientação. Isto é, um vício não nasce como predisposição de berço, ou fatalidade genética como muitos nos querem fazer crer, isto lhe será ensinado.
9.  A Criança e os Hábitos - Parte 3
Condenar uma criança por um erro cometido, especialmente diante dos seus colegas, é o mesmo que sentenciar aquele futuro adulto à dependência completa de aprovação, ou insegurança psicológica, o que significa dizer, alguém violento, com dificuldade de ter relacionamentos duradouros.
10.                  A Criança e os Hábitos - Parte 4
Saber perder e saber ganhar, deveria ser, senão a mais importante, uma das mais valorosas lições de vida, que poderíamos deixar como herança edificante para um filho, ou aluno. Isso, ao contrário do que muitos pensam, se aprende.
11.                  As Formas do Medo
Explicar aos nossos filhos, desde cedo, como nós pais, ou adultos, criamos a maioria das causas dos seus medos, com a intenção de controlá-los, é de vital importância, e um gesto de coragem e honestidade. 


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